Principal » Serviços On-line » Dicas de Saúde

Sete passos para levantar a autoestima

1. Dar valor ao presente

 

Ter um pé no passado e outro no futuro pode estragar o presente. Trazer à tona injustiças antigas e se preocupar com o que ainda não aconteceu significa usar uma energia da qual pode precisar nas dificuldades. É importante também estar em casa quando está em casa e no trabalho quando está no trabalho. Parece óbvio, mas quantas vezes brincou com os filhos pensando numa renião de trabalho?

 

2. Aceitar seus defeitos

 

Nunca seremos perfeitos, então temos de nos aceitar. Precisamos parar de nos ver como inadequados. Por outro lado, é preciso aceitar a responsabilidade por nossos erros, senão nos tornamos vítimas. Fazemos isso pedindo desculpas e consertando a situação. Mas não é só: é preciso uma mudança interna. E não são apenas as outras pessoas que precisam nos perdoar. Também precisamos nos desculpar; do contrário, muita culpa vai atrapalhar nosso desenvolvimento pessoal.

 

3. Estou vivendo a vida que eu queria?

 

Você tem três meses de vida. Pense em tudo que gostaria de fazer - ou de não fazer. É um bom exercício. Dizem que só nos arrependemos das coisas que não fizemos. Ter feito uma coisa da qual você não se orgulha não é o mesmo que se arrepender. Além disso, não tem sentido se arrepender das coisas que aconteceram, porque não podemos desfazê-las. No entanto, isso não quer dizer que não se deve pedir desculpas e consertar a situação.

 

4. Integridade pessoal

 

Dizemos mais "sim" do que "não" a coisas que não queremos fazer, que nem sequer nos farão sentir bem, só porque queremos que outros gostem de nós e não se decepcionem. Mas é inevitável passar pela vida sem decepcionar os outros. Não podemos concordar com tudo mundo sobre tudo. É preciso se posicionar se quisermos alcançar uma boa autoestima. Integridade pessoal é ser verdadeiro consigo mesmo.

 

5. Acredite em você

 

Você pode criar afirmações e repeti-las três vezes por dia. Repita até que você acredite nela. Quando for bem-sucedido e acreditar que é verdade, será hora de passar para outra. Crie suas próprias rotinas para a afirmação: de manhã, na hora do almoço e à noite. Algumas pessoas escrevem suas afirmações num livro, outros gravam ou repetem silenciosamente. Crie a sua: "Tenho confiança em mim mesmo", "Eu recebo bem as mudanças", "Ninguém é melhor do que eu em ser eu"...

 

6 Agradecer

 

Dar valor ao que eu tenho, em vez de olhar para o que os outros têm. Muitas vezes nos concentramos no que nos falta, no que ainda não realizamos. É por isso que precisamos nos concentrar em agradecer diariamente. Conseguimos nos fortalecer sendo gratos e construir algo em cima disso. Isso não significa que não é preciso correr atrás de mais desenvolvimento, felicidade, amor etc., mas se não dermos valor ao que temos, nunca ficaremos satisfeitos com o que conseguirmos.

 

7. Eficiência

 

É ter em mente alguns preceitos e segui-los. Organizar hoje o que vai fazer amanhã e no futuro. Sentir orgulho de um trabalho bem-feito. Sentir-se muito eficiente. Usar cada segundo da melhor maneira possível e do jeito mais benéfico para você. Sempre ser produtivo. E obter os melhores resultados em tempo mínimo.

Veja Também

Esporte é Saúde

Osteoporose

Uma doença que afeta atualmente 10 milhões de brasileiros pode ser prevenida com hábitos saudáveis

detalhes

Sal: consuma com moderação

O sal costuma ser o eterno vilão quando se fala em hipertensão. Uma pesquisa divulgada recentemente

detalhes

Cliente Unimed, queremos ouvir a voz da sua satisfação

valiar a satisfação dos beneficiários com as operadoras de planos privados de assistência à saúde, é

detalhes